quinta-feira, 6 de junho de 2013

Diário de Uma Paixão


Diário de Uma Paixão

Antes disso eu nunca fora arrebatado
por amor tão súbito e doce
Seu rosto vicejava como se uma flor fosse
E assim meu coração foi roubado.

Walt Whitman



Um bom livro é aquele que envolve o leitor desde a primeira página, aguça a curiosidade, o desejo de ir sempre além e desvendar os mistérios que envolvem as personagens. O leitor, de imediato, cria uma empatia, uma certa dose de cumplicidade, um olhar dentro do outro...por algumas horas, ou até por alguns dias, enquanto está mergulhado na história, passa a ser este outro, a sentir as suas dores e alegrias e até a perdoar as suas possíveis falhas...

Nicholas Sparks é um mestre em envolver o leitor nos dramas de suas personagens. Seus livros contam histórias de amor até certo ponto açucaradas, ingênuas...mas, mesmo que não o admitamos, no fundo todos queremos viver uma linda história de amor e é esse o segredo do seu sucesso.



Diário de Uma Paixão é baseado em uma história real, vivida pelos pais da esposa do autor, portanto, totalmente plausível. Além disso, a história retratada é idêntica a uma outra vivida por um casal da cidade onde moro. É o amor na adversidade, na doença, na dor, se mantendo incólume, resistindo a todas as dificuldades. Um amor que não desiste, que persiste, que não acaba...

O narrador é a personagem principal, Noah, no início da narrativa já com seus oitenta anos, morando em um asilo para idosos juntamente com a sua esposa, Allie, que sofre do mal de Alzheimer, uma doença degenerativa que, nos estágios mais avançados, leva o doente ao total esquecimento, inclusive da própria identidade.

Ao descobrirem que Allie sofre deste mal, eles mudam-se para uma clínica para idosos, onde ele passa a viver unicamente em função dela, tentando, com todas as suas forças, trazer a sua Allie de volta, mesmo que só por alguns momentos.

O método utilizado é a leitura do seu diário, onde ele escreveu, ao longo dos anos, a história dos dois. Em alguns momentos, poucos e sem que haja uma lógica, Allie se reconhece na história...são por esses poucos momentos que ele vive, que ele espera...

Contada em flashback e sem uma sequência linear, o relato começa com ele sentado na varanda da sua casa, com trinta e um anos, relembrando o verão que passou com Allie, quatorze anos atrás, e de como eles se apaixonaram. Ela, filha de uma família abastada, veio passar o verão em Nova Berna. Eles se conheceram, se apaixonaram e não se separaram mais durante todo o verão. Depois que ela vai embora, ele escreveu muitas cartas, porém não obteve resposta.

Durante esse quatorze anos, ele não conseguiu esquecê-la nem apaixonar-se novamente. Trabalhou para Goldman, um judeu, durante anos, fazendo com que o negócio prosperasse. Participou da Segunda Guerra Mundial. Quando regressou, depois de três anos, recebeu uma pequena porcentagem da herança de Goldman, o que possibilitou a compra de uma casa em ruínas. Ele então passou a dedicar-se inteiramente à sua reconstrução, o que para ele simbolizava a reconstrução de sua própria vida, além de ter o caráter de uma fuga...fugindo de si mesmo, do seu passado, dos seus fantasmas...

É neste contexto que ocorre o reencontro dos dois. Allie, noiva de Lon, um advogado proeminente e faltando apenas três semanas para o casamento, vê uma reportagem sobre a reconstrução do casarão. Ela resolve então retornar a Nova Berna e procurar Noah. E aí, o amor, que nunca havia morrido, retorna com toda a intensidade. Eles ficam juntos durante quarenta e cinco anos de uma união perfeita, total, absoluta.

"Nas horas de luto e sofrimento eu vou embalar e abraçar você, e farei da sua tristeza a minha tristeza. Quando você chorar, eu vou chorar, e quando você sofrer, eu vou sofrer. E juntos tentaremos estancar a maré de lágrimas e desespero e juntos vamos superar os obstáculos das esburacadas ruas da vida."


A história termina no dia em que eles completam quarenta e nove anos de casados, já há quatro anos morando na casa de repouso...e ele continua a amá-la como da primeira vez que se viram e se apaixonaram. A história, intercalada pela leitura de poesias, é de um lirismo arrebatador. Tudo parece fazer parte de um conjunto: a natureza, as árvores, o rio, o crepúsculo, a casa, a poesia, Noah e Allie...tudo se mistura numa história de amor que, não conhece limites, barreiras, tempo, doença, morte....

Isabel

Blog de meuamorvirtual : Borboletando, Diário de Uma Paixão

"O corpo enfraquece com dor mortal,
Mas minha promessa se mantém verdadeira no fim dos nossos dias,
Um toque terno que termina em beijo sem pressa
Há de despertar de novo o amor em meio à alegria.
Nossas almas eram uma só, eu bem sabia,
E separadas elas nunca estarão;
No esplêndido crepúsculo seu rosto irradia,
Procuro você e encontro meu coração."

Nicholas Sparks



Um lindo dia para todos!

com carinho

Isabel


18 comentários:

  1. Bel:
    Quem tem um amor assim, é absolutamente FELIZ.
    A entrega, doçura, cumplicidade e companheirismo que hoje em dia não se vê mais.
    Parece até ficção, né.
    Mas os casais antigos e alguns poucos, resistem bravamente, quando o amor fala mais alto e toca o coração.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  2. Sil,
    Esta história me emociona muito. Estes dias passei o file para os meus alunos e eles ficaram encantados. bom trazer para eles o sentido do verdadeiro amor, que ele existe e é possível!
    Bjs, obrigada pela visita e comentário!
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. É linda mesmo,Isabel!

    O verdadeiro amor deve ser levado aos menores ,pois muitos não acreditam.

    Vi a imagem de meu blog sim,Isabel.

    Vc tem que pegar os 2 selinhos: o do agradecimento que reeditei e o dos 110 seguidores.

    Hoje,já 111.

    Obrigada pelas visitas e linda quinta

    Beijos

    Done

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Done! Depois passo no seu blog pra pegar os selinhos. Agora estou na escola, quase em horário de aula. Bjs, obrigada pela visita e comentário! E parabéns pelo sucesso do blog! Lembrei-me da Fênix, que renasce das cinzas!
      Bjs, Isabel

      Excluir
  4. Olá Isabel :)
    Eu ainda não li,nem vi o filme,
    mas sei que não irei me arrepender,
    pois é uma rara e bela história de amor.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clau! Super-indicado, principalmente o livro! Não vai arrepender-se! Bjs, Isabel

      Excluir
  5. Boa noite Isabel!!!
    Esse foi um dos últimos livros que li.
    Que história...para sempre em minha memória.
    Aproveito para agradecer sua presença em meu cantinho.
    Seja sempre bem vinda!!!
    Adorei seu cantinho e já estou me sentindo em casa.
    Desejo uma noite feliz e abençoada!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia, boa noite! Esse livro é inspirador, conta uma história mais que apaixonante! Eu simplesmente fiquei extasiada ao lê-lo! Bjs, seja sempre bem-vinda!
      Isabel

      Excluir
  6. Isabel.

    Vou diminuir os 2 selinhos e colocar na categoria mimos para amigos,ok?

    Se ainda tiver,coloco seu nome animado tb.

    Bjs

    Done

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Done, consegui colá-los na lateral, só não consegui que os gifs ficassem animados! Bjs, obrigada pelo seu carinho sempre constante!
      isabel

      Excluir
  7. Oi Isabel
    Estamos em sintonia, antes de vir aqui, acabei de postar uma poesia semelhante a sua pelo ao menos no título. É brincadeira......
    Adorei a postagem, a minha é uma poesia curta...
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm... ainda não vi o seu post, mas já estou indo lá dar uma conferida! Obrigada pela visita e comentário! Bjs

      Excluir
  8. Oi Isabel, vim agradecer sua visita e por seguir meu blog. Obrigada pelos elogios. Já estou seguindo o seu que é maravilhoso. Logo voltarei para comentar as postagens, hoje extrai um dente e não devo ficar digitando.
    Abraços, fica na paz de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lourdes, seja sempre bem-vinda! Os elogios fora sinceros, porque acho lindo quem ama o que faz! Bjs

      Excluir
  9. Oi Isabel retribuindo sua visita no meu blog obrigada, também estou seguindo
    vc seu blog é lindo!!!
    Nicholas Sparks é ótimo e Diário de uma paixão é o meu favorito toda vez que eu vejo
    não enjoo muito lindo!!!
    bjs amiga e seja muito bem vinda
    Dani Casquet livrosajaneladaimaginacao.blogsopt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani, eu também não me canso de ver, se bem que o livro é muito mais bonito que o filme. Hoje mesmo passei para os meus alunos do EJA que ficaram simplesmente apaixonados! Bjs, obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  10. Oi,Isabel! Como eu gostaria de ter tido um amor assim! Acho lindo ver um casal de velhinhos ainda se amando. Bom fim de semana! Beijos, Lylian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não gostaria, Lylian! Acho lindo quando vejo um casal de velhinhos passeando de mãos dadas! Bjs, obrigada pela visita e comentário!

      Excluir

Comentários